Psicoterapia Psicanalítica II 2022/2
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Cap.9 e Cap.10

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Qui Out 20, 2022 6:02 pm
Uma pergunta de cada capitulo.
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christina mendes
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Sáb Out 22, 2022 8:47 pm
Cap. 09 É possível que no nosso tempo a questão de Transgeracionalidade, exista um abismo com agora , no sentido que nossos pais seguiam  ,quase iguais seus pais sem questionar e me parece que esta “rebeldia” adolescente é mais forte para mostrar  que “eu sou outro” , me vejam.
Cap. 10 A apropriação desse corpo sexuado pode começar através da troca com seus pares ? (no sentido de descoberta)
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Júlia
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Dom Out 23, 2022 3:20 pm
1. Quais as consequências que um período de latência não estruturado de maneira adequada pode ocasionar no psiquismo adolescente?
2. Como o acting pode aparecer na forma de negação?
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valentina.rodrigues
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Dom Out 23, 2022 10:01 pm
- Percebo que atualmente as crianças estão apresentando comportamentos semelhantes aos que comumente ocorrem na adolescência ainda muito novas, isso tem a ver com a transgeracionalidade assim como o “prolongamento” da adolescência? Pq percebemos, assim como dito no capítulo 9, que atualmente as pessoas permanecem até mais tarde na casa dos pais, etc. Mas será que a “explicação” pra essa “antecipação” da adolescência em termos de comportamento seria nessa mesma linha?

- Como exposto no capítulo 10, é um tanto paradoxal o adolescente se vincular ao terapeuta logo em um momento que busca sua liberdade e independência. Quando bem vinculado, isso pode ocorrer pq o paciente vê no terapeuta um “apoio seguro” pra romper com o que ja era pré-estabelecido pelos pais? Assim ao mesmo tempo que ele vai ao encontro da sua independência (frente aos pais) ele mantém no terapeuta uma segurança?
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Enir Cigognini
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Seg Out 24, 2022 9:27 am
9. Considerando a construção da subjetividade, o terapeuta consegue distinguir as influências da história dos antepassados daqueles dependentes do presente do sujeito? Se sim, a técnica que está sendo utilizada com o paciente é afetada pelas influências de origens diversas?

10. As atuações, bastante comuns na adolescência, segundo as autoras, podem ser mais brandas e até mais excessivas. Elas indicam que a predisposição para a atuação estaria ligada ao uso intenso de mecanismos projetivos e à existência de traumas. Considerando a influência histórica dos antepassados (exposta no capítulo 9), ela não poderia, também, ser um fator preditor de atuação?
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Charine
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Seg Out 24, 2022 9:54 am
cap 09- Como auxiliar um adolescente que com frequência possui condutas aditivas e os pais não possuem interesse em participar das sessões?
cap 10- No "acting", segundo o texto, é um mecanismo redutor de tensões. Como o terapeuta identifica que estes mecanismos são conteúdos primitivos e não metalizados?
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Esther Machin
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Seg Out 24, 2022 12:03 pm
- Poderia explicar o que é a herança negativa?
- Um adolescente que toda vez que vem a sessão traz comida e utiliza parte do tempo pra se alimentar (comunicação não verbal) estaria ligado ao comportamento autodestrutivo?
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Laíne Jeske Wagner
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Seg Out 24, 2022 7:40 pm
Capítulo 9. Poderia falar mais sobre a existência da "ideia de um tempo circular" em que três gerações podem ser condensadas em uma mesma dinâmica e como, na clínica, esses "não-ditos"podem ser finalmente revelados através da contratransferência-transferência?
Capítulo 10. Um setting bem ou mal estruturado e/ ou uma postura do terapeuta que "força" uma imagem "jovem" pode contribuir para atuações, ações comunicativas e/ou enactment?
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Anelize Santana
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Cap.9 e Cap.10 Empty Re: Cap.9 e Cap.10

Seg Out 24, 2022 8:00 pm
Cap. 9 - Até que ponto pode ser prejudicial para o adolescente ter pais rígidos/conservadores no que tange as implicações sociais e culturais da transgeracionalidade??

Cap 10 - Quais comportamentos de riscos podem ser evidenciados no acting?
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Ana Laura Alves
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Cap.9 e Cap.10 Empty Re: Cap.9 e Cap.10

Seg Out 24, 2022 8:16 pm
Cap 9: A autora aponta para a maior incidência de condutas agidas nos adolescentes, como a anorexia, bulimia, etc. E como consequência disso, o terapeuta fique centrado nas verdadeiras relações de objetos , bem como nas relações narcísicas de objeto, em vez da análise dos conflitos ligados a repressão , poderia falar mais sobre esse tipo de intervenção?
Cap 10: O texto aponta que adolescentes que tem maior predisposição para a atuação, está ligado a a dois aspectos, poderia falar mais sobre o aspecto que diz respeito ao uso intenso de mecanismos projetivos, que deixam o sujeito na dependência do mundo externo
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Marina Neutzling
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Seg Out 24, 2022 9:29 pm
1. Pensando propriamente no momento de diferenciação que acontece na adolescência, o que ocorre com um adolescente que tem uma capacidade reduzida de se reestruturar, se reorganizar e realizar as mudanças que a fase propõe?
2. O livro traz sobre os momentos progressivos e regressivos que o adolescente faz enquando consolida sua identidade. Qual a melhor maneira de realizar uma boa comunicação no momento em que se percebe alguma "regressão"?

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Leonardo Kams
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Cap.9 e Cap.10 Empty Re: Cap.9 e Cap.10

Seg Out 24, 2022 11:03 pm
Como trazer de outra forma o conceito de herança negativa?
Quando os pais atrasam para a hora marcada de trazer a criança ou o dia do pagamento da criança ou adolescente a não cobrança seria um conluio com o acting não do paciente, mas dos responsáveis. É possível pensar no enactment fora do setting?
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Bruno Gularte Machado
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Cap.9 e Cap.10 Empty Re: Cap.9 e Cap.10

Seg Out 24, 2022 11:40 pm
Capítulo 9: Um adolescente que não conseguiu obter uma latência estruturada, consegue obter a mesma na fase adulta? se sim, acontecem ''sequelas ''?
Capítulo 10: Em uma etapa onde o corpo e a sexualidade se torna a demanda do adolescente, porém o tema é tabu em sua família e(ou) ambiente cultural onde vive. Qual deve ser a postura do terapeuta ?
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Maria Eduarda
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Cap.9 e Cap.10 Empty Re: Cap.9 e Cap.10

Ter Out 25, 2022 12:57 am
Cap. 9: Gostaria de entender melhor sobre herança negativa.

Cap. 10: Gostaria de entender melhor como ocorrem e as principais diferenças entre actings, enactments e ações comunicativas.
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Rita
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Cap.9 e Cap.10 Empty Re: Cap.9 e Cap.10

Ter Out 25, 2022 2:54 am
Cap. 9: Gostaria de entender melhor o trecho do texto: " A criança deixa de ter a oportunidade de ser herdeira e se torna escrava de um segredo familiar, de uma amnésia, de um não -dito. Este é considerado o "contrato psicótico", fundador do autismo e das psicoses ( Granjon, 2001)."

Cap. 10: Em relação às formas de comunicação na psicoterapia com adolescentes, como intervir com adolescentes que se comunicam pouco ( verbalmente), tendo em vista que na psicanálise e na psicoterapia de orientação analítica pressupõe-se a cura pela palavra?
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larissa
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Cap.9 e Cap.10 Empty Re: Cap.9 e Cap.10

Ter Out 25, 2022 9:25 am
9. Fiquei em dúvida de como aspectos pessoais são passados por gerações em busca de uma elaboração... sendo que são questões individuais. Teria como explicar melhor?
10. Os enactments podem romper o vinculo paciente/terapeuta?
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Marilia Madrid
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Cap.9 e Cap.10 Empty Re: Cap.9 e Cap.10

Ter Out 25, 2022 9:49 am
Cap 9- É possível que um adolescente que tenha tido um período de latência muito curto regrida novamente para essa fase?
Cap 10- Quais as consequências de um adolescente que não consegue se separar da mãe/pai e não se relaciona com pessoas da mesma idade? Como trabalhar isso no consultório?
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Ana Carolina Schwanz
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Cap.9 e Cap.10 Empty Re: Cap.9 e Cap.10

Ter Out 25, 2022 10:22 am
1. Como lidamos quando os pais são tão rígidos e autoritários que não deixam a subjetividade do adolescente se desenvolver?
2. Em quais casos a modificação corporal não é vista como patológica nos adolescentes?
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mileni.bot
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Cap.9 e Cap.10 Empty Re: Cap.9 e Cap.10

Ter Out 25, 2022 11:07 am
Tendo em vista a ruptura da estrutura de latência, associada a necessidade de "encontrar-se" em um contexto indetitário, de que forma o adolescente consegue gerir suas questões internas e ainda assim ocupar um determinado papel em grupo, sendo que ele ainda não possui "domínio/dimensão" de si e de seu pertencimento?
De que forma o contexto familiar auxilia nesse processo de identificação e ressignificação do adolescente? (Tendo em vista que o contexto pode não gerir apoio necessário)

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Fernanda Sábio
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Cap.9 e Cap.10 Empty Re: Cap.9 e Cap.10

Ter Out 25, 2022 11:33 am
1. Como a repressão faz com que o adolescente não tem uma latência estruturada?
2. Quais impasses terapêuticos os Enactments podem gerar se não forem bem trabalhados?
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Natalia Casarin
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Ter Out 25, 2022 11:43 am
Cap 9: através de quais conteúdos é possível identificar a herança negativa?

Cap 10: Como o terapeuta deve agir se ao identificar uma atuação, identificar comportamentos que coloquem o paciente em risco?
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Alice Maass
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Ter Out 25, 2022 12:09 pm
Que comportamento caracteriza a regressão ao estado de latência?
Há algo que os pais possam fazer pra evitar uma adolescência precoce?
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